Resumo fiorentini
Douglas Joziel Bitencourt Freitas
TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetiké, Campinas, n. 4, p. 1-38, 1995.
Santa Cruz do Sul
2012
TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Através de uma revisão bibliográfica sobre as concepções históricas acerca da qualidade do ensino de Matemática em nosso país, Fiorentini se propõe a investigar as relações que envolvem a tríplice união de aluno, professor e saber matemático. A rigor, o ideal qualitativo do modo de ensino possui caráter relativo, isto é, apresenta mudanças que sofrem influências sócio-político-culturais. As tendências nos processos de ensino e aprendizagem surgem em decorrência de movimentos idealistas que ocorreram no Brasil e no mundo, e os aspectos que as diferenciam não devem ser analisados dissociados da realidade histórica. Além disso, as diferenças entre essas tendências possuem também um caráter subjetivo, esse fato torna insuficiente uma classificação simplista qualitativa direta dos modos de ensinar a Matemática.
Embora o papel do ensino quase sempre esteja dentro do atribuído pelas expectativas da sociedade, há outros fatores limítrofes que influenciam diretamente a forma de ensinar dos quais se destacam os valores e as finalidades atribuídas pelo professor ao ensino, as concepções acerca da relação aluno-professor e a sua visão cosmopolita social e humanista. Assim, utilizando-se da influência desses aspectos subjacentes como delimitadores paramétricos, identificam-se as tendências ideológicas no ensino da Matemática no Brasil. Do formalismo clássico à moderna tendência sócio-étnico-cultural, o texto enfatiza a existência um intenso processo dinâmico que visa construir um modo pedagógico utópico de ensinar a Matemática, e ainda destaca que esse caráter ideal é passageiro.
Dessa forma, considera-se que ao professor não cabe escolher um rótulo desta ou daquela