concepções pedagógicas da natação e as propostas didáticas da adaptação aquática
R.A:1119721
INTERATIVIDADE
POLO DE MACEIÓ 2014
1) Entre as concepções pedagógicas da natação e as propostas didáticas da adaptação aquática apresentadas no material, quais são as mais adequadas para o trabalho nas aulas de Educação Física Escolar? Por quê?
“Concepção Analítica”, Nesta concepção todo o movimento é cuidadosamente conduzido e moldado passo a passo pelo professor de educação física, que consequentemente possibilitará um aperfeiçoamento das técnicas e assimilação da mecânica do corpo na água. Isso será aplicado de forma gradativa e com total empenho do profissional, respeitando de forma individual cada indivíduo e suas limitações. E que possa diminuir os movimentos irregulares de forma significativa e corrigindo as demais, até o alto empenho esportivo das atividades aquáticas.
E a mais adequada “Concepção Moderna”, pois tendo em vista o baixo rendimento e falhas, o professor percebe os erros de suas metodologia e cria novos contextos e concepções de natação, reformulando-as. Segundo CATTEAU (1990), O professor confronta sua teoria com todas as contribuições técnicas e científicas de diversas áreas, entre elas, a psicologia, a pedagogia, a biológica, etc. E principalmente, porque apresenta três importantes definições: Saber nadar, praticar a natação, aprender a nadar.
Onde o saber nadar, seria o equilíbrio qualitativo e quantitativamente, em qualquer eventualidade, o triplo problema que se coloca permanentemente: melhor equilíbrio, melhor respiração, melhor propulsão, no elemento líquido. (Adaptado de CATTEAU, GAROFF, p. 61, 1990).
Praticar a natação é ter prazer ao realizar as atividades, mesmo com a obrigação de expressar-se no elemento líquido,