CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Introdução
Com base nas entrevistas realizadas com professores do 6º ao 9º do ensino fundamental de disciplinas diferentes, observamos que os professores entrevistados consideram que grande maioria de seus alunos já tem planos traçado para o futuro.
Percebemos que o trabalho desenvolvido em equipe na concepção dos professores pesquisados varia muito de professor para professor, visto que, alguns profissionais adotam essa pratica e produzem um alto nível de aprendizagem, logo se sabe que hoje esse método de avaliação, esta sendo notadamente bastante usado, tanto nas escolas como no ramo empresarial o objetivo de ambos é o mesmo, ou seja, mais rendimento.
Vemos que não são todos os profissionais que adotam essa pratica, não sabemos se é por comodismo ou falta de motivação por parte do professor, o mesmo sabendo que essa pratica é positiva no processo de ensino- aprendizagem.
A participação do aluno na escola é importante e produtiva, pois tudo que é feito no ambiente escolar reflete a eles então eles devem e tem o direito de opinar decisões que dizem respeito a seus interesses. Algumas vezes as escolas esquecem que os pais e os alunos são sujeitos do processo educativo e que certamente, tem muitas sugestões para melhoria dos processos vivenciados na escola.
Desenvolvimento
Frente à preocupação cada vez maior com a qualidade de ensino aprendizagem, nota-se que na educação, o papel do pedagogo é de fundamental importância, portanto, faz-se necessária a reflexão sobre novas concepções do mesmo. Assim, o presente artigo está centrado na função do pedagogo na docência e sua importância no ensino-aprendizagem. Na contemporaneidade observa-se que, ainda há prática pedagógica em que o professor não atua como facilitador e mediador entre o aluno e o objeto desconhecimento que promove a autonomia intelectual e moral dos educandos. Para tanto, verificar-se-á o processo