Academicos
Ressonância – Cordas Vibrandes
4ª Semestre
Engenharia – Ciclo Básico
Brasília-DF, 01 de Novembro de 2013
Introdução
Física - é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos.
Sempre que um sistema capaz de oscilar for solicitado por uma série de impulsos periódicos de frequência igual ou quase igual a uma das frequências naturais de oscilação do sistema, este vibra com amplitude relativamente grande. Este fenômeno constitui a ressonância e diz-se que o sistema está em ressonância com os impulsos aplicados.
Nesse experimento vamos estudar este fenômeno em um sistema de uma corda fixa em ambas as extremidades. Para produzir ondas estacionárias na corda, a única condição a ser obedecida é de que as extremidades da corda sejam nodos. Pode haver qualquer número de nodos entre as extremidades, ou mesmo nenhum nodo, de modo que o comprimento de onda (λ) das ondas estacionárias pode assumir uma infinidade de valores diferentes. A distância entre dois nodos consecutivos é λ/2, de modo que, numa corda de comprimento L, o número (n) de meios comprimentos de onda é um número inteiro. Se a corda for posta em vibração e abandonada a si mesma, por exemplo, uma corda de violão ao ser dedilhado, as oscilações gradualmente se extinguirão. O movimento é amortecido pela dissipação de energia nos apoios nas extremidades e pela resistência do ar. Pode-se, entretanto, compensar as perdas e manter o movimento aplicando-se uma