Concepções do Desenvolvimento
O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade, educação, etc. Dentro de um mesmo referencial, é possível haver abordagens diversas, tendo em comum apenas diferentes primados: ora do objeto, ora do sujeito, ora da interação de ambos.
O estudo acerca das diferentes linhas pedagógicas , tendências ou abordagens, no ensino brasileiro podem fornecer diretrizes à ação docente, mesmo considerando que a elaboração que cada professor faz delas é individual e intransferível.
Concepções de desenvolvimento
1. A Concepção Inatista
A concepção Inatista parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento, parte da concepção de que o homem “já nasce pronto”. E tal concepção gera preconceitos prejudiciais ao trabalho em sala de aula.
2. A Concepção Ambientalista
Atribuição a um imenso poder ao ambiente no desenvolvimento humano.
A introdução de teorias ambientalistas na sala de aula teve o mérito de chamar a atenção dos educadores para a importância do planejamento de ensino.
Por outro lado, as teorias ambientalistas fez com que a educação fosse sendo entendida como tecnologia, ficando de lado a reflexão filosófica sobre a sua prática.
Não na concepção ambientalista, preocupação em explicar os processos através dos quais a criança raciocina e que estariam presentes na forma como ela se apropria de conhecimentos.
Correntes Teóricas
1- A Teoria de Jean Piaget
1.1- A Epistemologia Genética
A teoria de Jean Piaget é chamada por ele de Epistemologia Genética ou teoria Psicogenética, mas é mais conhecida como concepção Construtivista da formação da inteligência, ou apenas Construtivismo. Em sua teoria, Piaget procura explicar como o indivíduo, desde o seu nascimento até