Concepções de Desenvolvimento
Inatismo x Ambientalismo
Teoria Inatista A teoria Inatista é inspirada no idealismo filosófico. O idealismo filosófico parte do princípio que a consciência é que determina a vida. A consciência é considerada a base e não o produto da atividade humana. O mundo real é um mero fenômeno da consciência. É uma teoria baseada na crença de que as características e capacidades básicas de cada ser humano (personalidade, valores, comportamento, formas de pensar) são inatas. Ou seja, já estariam prontas no momento do nascimento ou potencialmente definidas e na dependência do amadurecimento para se manifestar.Para essa teoria e de acordo com o idealismo, o ser humano já nasce pronto. O destino individual de cada ser humano já estaria determinado antes do nascimento. Ou seja, acredita-se que o indivíduo carrega desde seu nascimento traços que irão determinar o que ele será profissionalmente e que habilidades terá futuramente. Geralmente quem defende essa ideia costuma usar expressões como: "Esse rapaz recebeu esse dom de Deus" ou "Esse menino puxou ao pai" e outras frases que são fundamentadas em crenças e "achismos". Eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais para o desenvolvimento.
O papel do ambiente, da educação e do ensino é tentar interferir o mínimo possível no processo de desenvolvimento espontâneo da pessoa.
Nesse sentido, o ser humano não tem possibilidade de mudança, não age efetivamente e nem recebe interferências significativas do social.
Teoria Ambientalista
Esta teoria busca sua inspiração na filosofia empirista onde a experiência é a fonte de conhecimento. A teoria ambientalista, atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento. Defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento. Ou seja,