Concepções de linguagem
O artigo de Luiz Antônio Marcuschi, "Compreensão de texto: algumas reflexões", tem como objetivo apresentar a importância do material didático, sua mesmice independente dos aparatos tecnológicos existentes, os exercícios de compreensão e linguagem como comunicação. Para isso, o autor organizou o seu texto em sete seções.
Na primeira seção, " Noção de língua subjacente aos LDP", Marcuschi apresenta a língua como instrumento de comunicação, meio de interação, de interagir com os outros e o mundo. Explica a transformação da língua como fato de desenvolvimento histórico, natural e heterogênea.
Já na segunda seção, "Habilidades a serem treinadas", o autor afirma que a internet nos dias de hoje é acessível para todas as pessoas do grupo social e trouxe novidades particulares nunca antes vistas nas estruturas textuais, indo além das práticas básicas. Ele ainda ressalta o saber gramatical, textual e suas implicações, como por exemplo, falar algo quando na verdade se quis dizer outra coisa completamente diferente.
Na terceira seção, "O problema da compreensão no contexto dos LDP", Marcuschi mostra a compreensão de textos como decodificação, em que se apresenta textos densos, cheio de perguntas e respostas copiadas de trechos. Diferentemente dos dias de hoje, pois os livros mais recentes apresentam questões relacionadas ao compreender, dialogar, pensar, etc.
Já na quarta seção, "Seções dos LDP dedicadas ao trabalho da compreensão textual", Luiz Antônio Marcuschi explica as diferentes formas e nomes dado às seções de interpretação e compreensão de textos, em que na maioria das vezes irá tratar somente do texto apresentado anteriormente às questões, enquanto outros poderá envolver além da compreensão e interpretação, a literatura, a fonologia e léxico.
Na quinta seção, "Tipologia das perguntas de compreensão nos LDP", o autor apresenta tipologias utilizadas na prática escolar para a compreensão