Concepções de história
01. INTRODUÇÃO: A forma de começar um estudo de história passa geralmente pela DEFINIÇÃO do termo no entanto, muitas foram e têm sido as definições de História atraves dos tempos e desde que os gregos criaram a palavra história, o conteudo tem atribuido ao termo tem variado segundo as visões de mundo dos historiadores. Você sabe que os homens conceberem o mundo depende muito do modo de vida da própria sociedade e, principalmente, da posição ocupada dentro desta sociedade. Por isso quando estudamos História, quando travamos conhecimento com o trabalho realizado pelos historiadores através do tempo, precisamos ter a mente aberta para a todo momento perguntarmos: Essa historia escrita por esse historiador é A HISTÓRIA DE QUEM? PRA QUEM? A FAVOR DE QUÊ? CONTRA QUEM?
02. CONCEPÇÔES: Os gregos foram os primeiros a utilizar a palavra HISTÓRIA: histor, originalmente, significava aquele que apreende com o olhar, HISTÓRIA (his + oren) significa apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade. As concepções de história vão mudando através da vida do ser humano, de acordo com os interesses e pontos de vista de diversos grupos sociais, dessa maneira foram surgindo diversas concepções. Vamos estudar as principais, aquelas que mais influíram nos nossos dias.
a) POSITIVISMO: O POSITIVISMO é a filosofia surgida a partir das idéias do filósofo francês Augusto Comte e que tem sido muito usada principalmente na educação, mas que tem sido bastante questionada nos nossos dias. Na concepção positivista, a história é vista como uma sucessão ordenadas dos fatos em direção ao progresso (o lema principal é ordem e progresso), que seria atingido quando a humanidade alcaçasse o estado positivo, perfeito. A principal tarefa da história consiste, segundo o positivismo, na determinação dos fatos históricos, através da