Concepções de educação infantil
1 Introdução:
Este trabalho é fruto dos estudos feitos durante o quarto semestre de Lincenciatura em Pedagogia do ano de 2012. Vai nos levar a compreender a importância do brincar e educar o quanto é importante os dois caminharem juntos para a formação de um cidadão durante a educação infantil.
Nos mostrará os caminhos percorridos para que surgisse a concepção da infância o quanto os pesquisadores os ideários da area lutaram para que crianças tivessen sua infância valorizada na sociedade e ao mesmo tempo percebida, pois em vários momentos da história de nossa humanidade isto não acontecia. Devido à essas grandes lutas é que hoje podemos dizer que a infância é valorizada em sua plenitude com seus direitos e deveres respeitados. Pelo menos é oque garante nossa legislação.
Vamos discutir o quanto o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil nos ajuda a elaborar um òtimo planejamento curricular e até mesmo para a elaboração das rotinas nas creches e pré – escolas.
Qual a importãncia do lúdico na educação infantil e como uma roda de conversa nos proporciona liberdade com nossos alunos e os levam a adquirirem confiança em nós pedagogos.
02 Desenvolvimento:
A palavra infância nos leva há um passado cheio de cores e sabores inesquecíveis, as brincadeiras maravilhosas e repletas de divertimento. Mas historicamente esta fase de nossa vida não era considerada pois a criança de antigamente na socidade era vista como um adulto em miniatura ou até mesmo o fruto do pecado pela religião, a criança tinha que trabalhar como um adulto, presenciava atos que hoje em dia isso é crime.
Criança sempre existiu e em todo lugar do mundo ou em qualquer época ela é a mesma com suas vontades, curiosidades de exploração e divertimento. O con- ceito da palavra infância que é considerada