concepção de Estado e sociedade civil-politica social
Concepção de estado
Concepção de sociedade civil
HOBBES
Estado é resultado de um “pacto” feito entre os homens para simultaneamente, todos abrirem mão de sua liberdade total do estado de natureza, de todos contra todos, para consentirem a concentração de poder nas mãos de um soberano absoluto. Direito pela vida. Único poder é o soberano.
A passagem do estado de natureza para sociedade civil se da através de um pacto, delegando unicamente ao Estado o poder, ou o controle da violência, garantindo assim o direito à vida. Esse acordo impõe aos indivíduos a obrigação de obedecer a tudo aquilo que o soberano ordenar.
LOCKE
O Estado existe para proteger os direitos e liberdades dos cidadãos, que em ultima instancia, são os melhores juízes de seus próprios interesses. A autoridade formada pelo executivo e legislativo, sendo o legislativo superior e o poder executivo a ele subordinado.
A passagem do estado de natureza à sociedade civil se dá mediante ao contrato social, que é para assegurar e conservar o direito natural à propriedade. Os homens tornam-se proprietários à medida que transforma o “estado comum” da natureza através de seu trabalho, visando sua subsistência e satisfação.
ROSSEAU
O fundamento da ordem resulta de um pacto ou contrato social, em que cada um coloca a sua pessoa e todo o seu poder sob a suprema direção da vontade geral. Assim o soberano constituído pelo pacto social e o povo. Os indivíduos devem criar as leis que regulam suas vidas.
A instituição da propriedade privada que origina a emergência das “grandes desigualdades” de acesso à riqueza, rivalidade de interesses, as concorrências as quais tornam o egoísmo a motivação básica da vida social. Esse cenário que se identifica como sociedade civil.
HEGEL
Não mais coma proposta de modelo ideal, mas como uma descrição do estado burguês. No marco do desenvolvimento da sociedade capitalista, mantêm e organiza a ordem social. O Estado aqui é a