Concep O Alternativa
Concepção significamente aceita
A luz se vê: A visibilidade da luz, independente do meio. meio transparente e homogêneo, a luz proveniente de uma fonte luminosa, propaga-se em todas as direções e em linha reta.
Alcance finito da luz: Quanto maior a intensidade da fonte, maior será o alcance da luz, independentemente de se existe ou não perda de energia no meio de propagação. Alguns alunos acreditam que a luz se propaga por uma distância maior no escuro do que em um ambiente claro.
A conservação da energia. Pois, independentemente da intensidade da fonte, o alcance da luz, no espaço livre, é infinito; não existe meio para absorver a energia eletromagnética.
Raios paralelos: Alguns estudantes confundem propagação retilínea com propagação paralela , considerando somente a emissão de raios paralelos.
Propaga-se em todas as direções e em linha reta. a propagação rectilínea da luz,
Raios lanterna: Alguns alunos acreditam, erroneamente, que seja emitido somente um raio de cada ponto da fonte, ao invés de cada ponto emitir em todas as direções.
Reflexão difusa. A luz que incide sobre a superfície volta ao mesmo meio, de forma irregular, ou seja, os raios incidentes são paralelos, mas os refletidos são irregulares. Ocorre em superfícies rugosas, e é responsável pela visibilidade dos objetos.
Conceitos separados de luz: Luz solar e luz artificial são interpretadas como tendo naturezas diferentes. Alguns consideram luz solar como “luz natural”.
Luz natural consiste em energia eletromagnética gerada por uma fonte natural, e contém um espectro de cores e comprimentos de onda adequados para a vida terrestre. A luz artificial usa fontes de energia criadas pelo homem e gera uma luz menos versátil, É tudo que pode gerar energia dentro da faixa do espectro eletro magnético visível para o olho humano e pode ser o sol ou as lâmpadas
Banho de luz: A luz é entendida como um fluído estático, que ocupa todo o espaço, envolvendo os