Concentração e os Titulantes - Química
Bruno Augusto dos Santos
Washington
Wendon Jhones de Freitas
Diego Mateus
Diego de Oliveira Lima
2º Semestre – Processos Metalúrgicos
Noturno
Trabalho apresentado à Faculdade de
Tecnologia de Pindamonhangaba, referente às analises volumétricas e concentração.
Pindamonhangaba – SP
2012
INTRODUÇÃO
A análise volumétrica consiste essencialmente na determinação do volume de uma solução de concentração conhecida exatamente (chamada solução padrão) que é necessário para reagir quantitativamente com a substância cuja concentração se deseja determinar. O processo de adição da solução padrão (chamada titulante) à substância a ser determinada (substância titulada) é chamado titulação. O ponto em que a reação se completa, isto é, quando o número de equivalentes do titulante adicionado se iguala ao número de equivalentes da substância titulada, é denominado ponto de equivalência ou ponto final teórico ou estequiométrico.
O fim de uma titulação deve ser detectável por alguma mudança visual clara verificada no líquido que está sendo titulado. Em alguns casos esta mudança é produzida pela própria solução padrão, porém, na maioria das vezes é necessário adicionar um reagente auxiliar conhecido como indicador, que produz uma mudança de cor ou uma turvação. O ponto em que isto ocorre é denominado ponto final da titulação.
Quando se utiliza um indicador para visualizar o aludido ponto de equivalência, este mesmo é atingido no momento que se observa a alteração de cor duradoura na solução objeto da titulação.
A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4.
Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. É insolúvel em água e solúvel em etanol.
Utilizada frequentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do