Titulação
2. Resumo
Para o preparo de soluções, utilizaram-se 4 substâncias (Carbonato de sodio, ácido oxálico, hidróxido de sódio e acido cloridrico). Entre elas, as duas primeiras possuem as características de padrões primários frisados em todo o experimento pois foram utilizadas para padronizar as outras duas que são duvidosas.O processo de padronização se deu pela titulação do H2C2O4(titulante) com o NaOH(analito), e do Na2CO3(titulante) com o HCl(analito), todos com concentração inicial de 0,1 mol/L. Na titulação, usaram-se dois indicadores: alaranjado de metila para o HCl e a fenolftaleína para o NaOH. No ponto de viragem o volume aferido de titulante proporcionou a realização do calculo da nova concentração do analito. Verificou-se que o NaOH perdeu 3,4% de concentração e o HCl perdeu 5%.
3. Introdução
Uma solução é uma mistura homogênea de um soluto (substancia sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). As soluções são encontrados em quaisquer dos três estados físicos: gasoso, liquido, solido.
As soluções aquosas são as mais importantes. Especialmente aquelas as quais o solvente é a água.
Elas possuem vários aspectos, entre eles:
Métodos de expressar concentrações de soluções especificando-se as quantidades relativas de soluto e solvente.
Fatores que afetam a solubilidade incluindo a natureza do soluto e solvente, a temperatura e a pressão.
Efeitos de soluto sobre propriedade dos solventes, tais como pressão de vapor, ponto de congelamento e ponto de ebulição.
Concentrações relativas de soluções são frequentemente expressas usando os termos saturada, insaturada e supersaturada.
Uma solução saturada é a que está em equilíbrio com o soluto não –dissolvido. Uma solução insaturada contém uma concentração menor de soluto do que a solução saturada, logo não está em equilíbrio. Uma solução supersaturada contém mais que a concentração de equilíbrio de um soluto, sendo estável em