Conceitos e teorias
ADRIANA SIROTENCO
PRINCIPAIS CONCEITOS E TEORIAS DE KARL MARX, JOHN MAYNARD KEYNES E JOSEPH SCHUMPETER
SÃO PAULO
2013
FACULDADE UNINOVE
ADRIANA SIROTENCO
PRINCIPAIS CONCEITOS E TEORIAS DE KARL MARX, JOHN MAYNARD KEYNES E JOSEPH SCHUMPETER
Trabalho apresentado à Faculdade Uninove, curso de Administração. Profº. Célio
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 3
2.1 Karl Marx 3
2.2 John Maynard Keynes 6
2.3 Joseph Schumpeter 9
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Na história do pensamento econômico, o ano de 1883 foi marcado por uma coincidência. Nele ocorreram a morte de Karl Marx e os nascimentos de John Maynard Keynes e de Joseph Schumpeter, três economistas que contribuíram significativamente, cada um a sua maneira, para o avanço da teoria econômica. Schumpeter talvez seja o menos famoso entre esses autores, embora, sobretudo nas últimas duas décadas, sua obra tenha sido objeto de estudo para se entenderem as profundas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais por que tem passado o capitalismo.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Karl Marx
No século XIX, vários pensadores tinham grande preocupação em dar respostas aos vários problemas sociais que se desenvolviam no seio da sociedade capitalista. Os socialistas utópicos foram os primeiros a proporem e teorizarem meios que pudessem resolver a expressa diferença percebida entre os membros do proletariado e da classe burguesa.
Em 1848, os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels apareceram com um elaborado arcabouço teórico que visava renovar o socialismo. Para tanto, realizaram um complexo exercício de reflexão sobre as relações humanas e as instituições que