Recrutamento e seleção
*
INTRODUÇÃO</SPAN>
Com o advento da globalização, as organizações passaram a submeter-se por novos desafios, isto, porque as aceleradas mudanças que envolveram o mundo moderno, o tornaram mais competitivo, e aquelas que não se remodelassem ou acompanhassem as novas tendências do mercado, estavam sujeitas ao fracasso.
A competitividade aumentou brutalmente com a globalização, obrigando as empresas a tomarem medidas de contenção de custos, e de aumento de escala. Por causa dessa competitividade, as empresas apelaram para a reengenharia, o downsizing, a terceirização, as fusões, as incorporações, as alianças, e outras medidas que afetam o seu pessoal, como rigor na seleção e admissão. (LACOMBE, 2005, p. 346)
Diante de tantos desafios, a eficiência e eficácia tornaram-se um diferencial relevante diante de um mercado tão competitivo. A partir daí, a atenção das organizações centraram-se em seu capital humano.
Como conseqüência destas constantes mudanças, a área de gestão de pessoas passa a assumir uma função primordial dentro das instituições, onde caberá a ela, segundo Chiavenato (2004, p. 141), “criar organizações melhores, mais rápidas, proativas, e competitivas”.
Dentro deste contexto, o presente trabalho busca analisar e discutir o processo de recrutamento e seleção do setor de gestão de pessoas, através de um estudo de caso em uma organização não governamental, com área de atuação em Foz do Iguaçu, a qual tem por objetivo a promoção social de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, através de oficinas e cursos de iniciação profissional.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar e discutir a atuação do setor gestão de pessoas de uma organização não governamental, no que se refere a recrutamento e seleção, e propor alternativas que melhorem este processo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS