Conceitos e exemplos de aplicação em georreferenciamento
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS
ALUNO: RAFAEL SOARES DE CARVALHO
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO
Por que se convencionou que uma circunferência tem 360°?
No ano de 4000 a.C., quando egípcios e árabes tentavam elaborar um calendário, acreditava-se que o Sol girava em torno da Terra numa órbita que levava 360 dias para completar uma volta. Desse modo, a cada dia o Sol percorria uma parcela dessa órbita, ou seja, um arco de circunferência de sua órbita.
A esse arco fez-se corresponder um ângulo cujo vértice era o centro da Terra e cujos lados passavam pelas extremidades de tal arco. Assim, esse ângulo passou a ser uma unidade de medida e foi chamado de grau ou ângulo de um grau.
Logo, para os antigos egípcios e árabes, o grau era a medida do arco que o Sol percorria em torno da Terra durante um dia. Hoje, sabemos que é a Terra que gira em torno do Sol, porém manteve-se a tradição e convencionou-se dizer que o arco de circunferência mede um grau quando corresponde a 1/360 dessa circunferência.
Datum:
Pode ser horizontais, verticais ou ambos e serve como referência para todos os trabalhos geodésicos. É definido por três variáveis ou duas constantes respectivamente, a latitude e a longitude de um ponto inicial, o azimute de uma linha que parte deste ponto e as constantes necessárias para definir elipsoide de referência.
DATUM GEODÉSICO: Sistema de referências que define a forma e o tamanho do elipsoide, bem como a sua posição relativa à sua superfície física da Terra e ao Geoide. É definido a parti de um conjunto de pontos geodésicos implantados na superfície terrestre, delimitada pelas fronteiras do país. Para cada país ou grupo de países foi calculado (adotado) um elipsoide na região considerada, pois na definição de datum é mais desejável um encaixe regional que um global.
Georreferenciamento:
Georreferenciar uma imagem ou mapa é tornar suas coordenadas