eng d agrimesnsura

961 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CURSO DE ENG. CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA PROFESSOR: ALESSANDRO RHADAMEK ALVES PEREIRA
ALUNO(A): DÉBORA CAMILA B. DA MATA

GEORREFERENCIAMENTO

O georreferenciamento consiste na descrição do imóvel em suas características, confrontações e limites, realizando o levantamento das coordenadas dos vértices definidores dos imóveis, georreferenciado ao sistema geodésico brasileiro.
Tomando como exemplo o georreferenciamento de áreas rurais, o INCRA apresenta especificações, metodologia e especificações do equipamento a ser empregado nas atividades o georreferenciamento. Nela, o levantamento topográfico é definido como aquele que usam medições lineares, angulares e de desníveis obtidos por meio de, na devida ordem, teodolitos, medidores eletrônicos de distancia e níveis em suas diferentes combinações e cálculos decorrentes e destinam-se a guarnecer arcabouços de pontos diversos com coordenadas e altitudes para a utilização nos levantamentos que buscam determinar o perímetro e o georreferenciamento do imóvel.
A Agrimensura é o ramo da engenharia que capta e analisa dados geográficos para a elaboração de mapas. Com base em pesquisas de campo e em cálculos, o engenheiro agrimensor projeta, orienta, dirige e supervisiona o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos geográficos e físicos de uma região para confeccionar mapas e cartas impressas ou digitais. Ele emprega vários meios de diversos sistemas, inclusive os orbitais aéreos, e os sensores a bordo de embarcações marítimas ou fluviais. A ‘Agrimensura’ prepara áreas para obras urbanas, de infraestrutura hidráulica, elétrica, sanitária ou de transportes. Por meio de levantamentos em solo ou por intermédio de fotografias aéreas, satélites e aparelhos de sistema de posicionamento global (GPS), esse profissional mede as dimensões de terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo de uma área. Seu

Relacionados