a definir
I – A resultante das forças que agem sobre o corpo é o peso.
II – A velocidade do corpo é crescente em módulo.
III – A aceleração do corpo é constante.
IV – A aceleração do corpo não depende de sua massa.
V – O movimento do corpo é acelerado.
2)Sobre um ponto material atuam duas forças de direção horizontal: um de 50N para a direita e a outra de 30 N para a esquerda. Se utilizarmos uma escala em que 10 N correspondem a um vetor de 4cm, o vetor resultante terá, graficamente, o comprimento e sentido iguais a:
a)8 cm, para a direita. b) 8 cm para a esquerda. c)40 cm, para a direita.
d) 32 cm, para a esquerda. e) 32 cm ,para a direita.
3)A figura mostra um arranjo no qual quatro discos estão suspensos por cordas. A corda mais comprida, no alto, passa por uma polia sem atrito e exerce uma força de 98 N sobre a parede à qual está presa. As tensões nas cordas mais curtas são T1 = 58,8N, T2 = 49N e T3= 9,8N. Quais são as massas (a) do disco A, (b) do disco B, (c) do disco C e (d) do disco D.
4)Um elevador que pesa 27,8KN move-se para cima. Qual é a tensão do cabo do elevador se a velocidade (a) está aumentado a taxa de 1,22m/s2 e b) está diminuindo a uma taxa de 1,22m/s2?
5)A figura mostra uma caixa de dinheiro sujo m1= 3 kg sobre um plano inclinado sem atrito de ângulo θ1 =300. A caixa está ligada por uma corda de massa desprezível a uma caixa de dinheiro lavado (massa = 2kg) situada sobre um plano inclinado sem atrito de ângulo θ2= 600. A polia não tem atrito e a massa é desprezível. Qual é a tensão da corda?
6)O bloco B da figura pesa 711N. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a mesa é de 0,25; o ângulo é 300; suponha que o trecho da corda entre o bloco B e o nó é horizontal. Determine o peso máximo do bloco A para o qual o sistema permanece em repouso.
7)