CONCEITOS TRABALHO
CONCEITOS DE DADO, INFORMAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, E ENGENHARIA DE SOFTWARE.
ALUNO: ZÉRENATO MOREIRA SILVA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de STI, do curso de TADS, turno noturno, do Instituto IFMS ministrado pelo professor Cláudio.
DADO
Do latim datum (“aquilo que se dá”), um dado é um documento, uma informação ou um testemunho que permite chegar ao conhecimento de algo ou deduzir as consequências legítimas de um facto, e que serve de apoio. Por exemplo: “Descobrimos o assassino graças aos dados fornecidos por uma testemunha”.
Importa ter em conta que o dado não tem sentido por si só, mas apenas quando usado na tomada de decisões ou na realização de cálculos a partir de um processamento adequado e tendo em linha de conta o respectivo contexto. Em geral, o dado é uma representação simbólica ou um atributo de uma entidade.
Para a informática, os dados são expressões gerais que descrevem características das entidades sobre as quais operam os algoritmos. Estas expressões devem ser apresentadas de maneira a que possam ser tratadas por um computador. Neste caso, os dados por si só também não constituem informação, a menos que esta surja do adequado processamento dos dados.
INFORMAÇÃO
A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento.
Como tal, outra perspectiva indica nos que a informação é um fenómeno que confere significado ou sentido às coisas, já que através de códigos e de conjuntos de dados, forma os modelos do pensamento humano.
Existem diversas espécies que comunicam entre si através da transmissão de informação para a sua sobrevivência; a diferença para os seres humanos reside na capacidade de criar códigos e símbolos com