conceitos sociológicos fundamentais
Para Giddens (2005), A ideia de pós-Modernidade carrega em si dois lados, de um lado, senso de fim de uma época; e de outro, senso de um novo começo. A pós-modernidade descrita por muitos para caracterizar uma nova era, sugerindo o encerramento da modernidade, é questionada por Giddens (1991): “Em vez de estarmos entrando num período de pós-modernidade, estamos alcançando um período em que as consequências da modernidade, estão se tornando mais radicalizadas e universalizadas do que antes”. Não vivemos ainda um universo social pós-moderno, mas podemos ver mais do que uns poucos relances de emergência de novos modos de vida e organização social.
Globalização (Anthony Giddens);
A globalização é um assunto que tem tido as suas revelações no presente e o seu futuro é alvo de perguntas às quais são estudadas respostas, mas é no passado da nossa história que se vão buscar algumas destas mesmas respostas, ou então uma ajuda para elas. Vivemos em um único mundo, onde as pessoas, os grupos sociais e as nações estão interdependentes. Por isso a Globalização não é apenas um fenômeno econômico e sim com aspectos políticos, e culturais potencializado pelos meios de comunicação, que possibilita as mesmas informações em todos os locais do mundo. Os efeitos produzidos pela globalização são difíceis de prever e controlar. Por isso, os riscos são incontroláveis na sua origem e indefinidos nas suas consequências.
Modernidade Líquida (Zygmunt Bauman);
Diferente de Giddens, para Bauman já somos modernos. Entretanto vivemos em uma fase de constante movimento e transformação. Incerteza constante. Chamada de “Modernidade Líquida”.
Podemos descrever a Modernidade Líquida como “uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que aquele necessário para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir. A liquidez da vida e a da sociedade se alimentam e se revigoram mutuamente. A vida