Resumo de Varian Capitulo 21
Microeconomia 02
RESUMO DO CAPÍTULO 01 – O MERCADO
No primeiro capitulo do livro de microeconomia – princípios básicos do autor H. R. Varian é discutido o equilíbrio de mercado através do da lei de oferta e demanda. Segundo o autor “a ênfase está na palavra simplificada”, ou seja, os modelos constituem representações simplificadas da realidade.
O equilíbrio de mercado é representado pela curva da oferta e curva da demanda, e pode ser entendida quando as quantidades oferecidas de bens e serviços são iguais às quantidade procuradas gerando assim um preço de equilíbrio. O preço tende a encontrar um equilíbrio mesmo quando a quantidade demandada e ofertada aumenta ou diminui, ou seja, o equilíbrio é dinâmico e se move de acordo com mercado.
Porém o autor chama atenção para diferentes cenários de mercado : Mercado Monopolista Discriminador, Monopolista Comum, Mercado com Controle de Preço e O mercado concorrencial.
No mercado monopolista discriminador há somente um ofertante, sendo assim ele buscará maximizar seus lucros “leiloando” os bens ou serviços oferecidos por ele, naturalmente o mercado achará o preço de equilíbrio (mesmo que isso dependa também do ofertante monopolista). Já o mercado com o monopolista comum pressupõe que mesmo tendo um ofertante o mesmo buscará vender/alugar todos os bens ou serviços disponibilizado por ele, isso fará com que ele decida o preço de acordo com a demanda que contemple todos os produtos oferecidos.
No mercado com controle de preços os ofertantes podem não se interessar em ofertar os produtos visto que o preço é controlado pelo governo de forma que os bens e serviços sejam oferecidos a preços baixos que acaba tornando o mercado não mais interessante para o ofertante. Desta forma, veremos uma oferta muito menor que a demanda, logo haverá uma insatisfação dos consumidores.
No mercado concorrencial teremos mais de um ofertante, assim como no mercado com controle de preços, porém devido a briga por espaço no