Teorias de Weber (Conceitos sociológicos fundamentais)
Conceitos sociológicos fundamentais, de Max Weber, aborda o tema ação e a define como o conceito estrutural da teoria sociológica e, por conseguinte o objeto central do comportamento humano e social. Nesse contexto a ação social é aquela em que há uma relação ou mais entre os indivíduos que compõe um determinado cenário ou organização. Essas ações são cercadas por uma série de especificidades, chamadas de Fundamentos Metodológicos, que as legitimam como um objeto de estudo científico uma vez que a principal contribuição que temos a partir desses fundamentos é identificar as razões pelas quais determinadas condutas aconteceram e ainda, além disso, determinar uma espécie de comportamento padrão ou conceitos típicos a partir das premissas expostas. Segundo Weber nenhum comportamento ocorre de forma fortuita sem que haja um sentido, motivo ou explicação para ele. Dessa maneira pode–se concluir que a sociologia sob a ótica de Weber está sempre em busca de um sentido ou significado que justifiquem as ações, assim sendo pode se agregar um valor compreensivo à Sociologia, pois ela busca compreender as condutas que interferem ou motivam determinado comportamento. Essas ações sociais distinguem-se em quatro tipos:
• Ação social racional com relação a um objetivo: é uma ação concreta que tem um fim especifico.
• Ação social racional com relação a um valor: é baseada a uma crença consciente no valor seja ele ético, estético, religioso ou de uma outra forma.
• Ação afetiva: é aquela motivada por uma emoção, ditada pelo estado de humor ou consciência do ator em determinadas circunstâncias.
• Ação tradicional: é aquela ditada pelos hábitos e costumes. O ator nesse caso não tem a necessidade de conceber um objeto ou uma emoção.
RELAÇÃO SOCIAL
O próximo conceito weberiano que nos interessa é a relação social, que é o comportamento de vários orientando-se pela reciprocidade e dotado de significado. Sobretudo, consiste na probabilidade de que alguma forma de