Ciencias sociais
Neste texto trataremos de algumas questões alusivas aos três modos de explicar a organização social apresentadas por Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber pensadores considerados clássicos da Sociologia.
Claudete Camargo Pereira Basaglia
Batatais, 7 de abril de 2010
SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES, CONCEITOS, PERSPECTIVAS
Claudete Camargo Pereira Basaglia1
APRESENTAÇÃO O processo de elaboração científica do pensamento social ocidental é resultado das transformações sociais, políticas, econômicas, históricas provocadas pela instalação do capitalismo na Europa. No Brasil não foi diferente, a organização do pensamento social também acompanhou as condições de desenvolvimento do capitalismo e a inserção do país na ordem capitalista mundial como observaremos no último tópico deste texto mediante um breve retrospecto do desenvolvimento das idéias sociológicas no Brasil. Lembrando que anteriormente ao aparecimento da Sociologia já existiam indagações sobre os fenômenos sociais e o advento da Sociologia como ciência aplica um ponto de vista científico à observação e à explicação dos fenômenos sociais apresenta-se como proposta para estas reflexões: concepções, conceitos, perspectivas da Sociologia vinculadas à necessidade de compreensão de que foi a questão social que colocou a sociedade num plano de análise científica. Para isso, é preciso compreender a importância do pensamento clássico de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
TÓPICOS PRINCIPAIS • • • • Émile Durkheim: Regras do método sociológico Karl Marx: conflitos na sociedade industrial Max Weber: história, economia e doutrina religiosa O desenvolvimento do pensamento sociológico no Brasil
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao final do estudo deste texto a expectativa é de que você seja capaz de: • Ampliar a compreensão de como a questão social colocou a sociedade num plano de análise. Compreender a importância do pensamento clássico de Durkheim, Marx e Weber.