Conceitos Sociológicos Fundamentais
1. Sociologia significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social, ou seja, o comportamento humano, e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos.
Os limites entre uma ação com sentido e um comportamento reativo são inteiramente fluidos. Componentes compreensíveis e não compreensíveis de um processo estão frequentemente misturados e relacionados entre si. Toda interpretação, assim como toda ciência em geral, pretende alcançar "evidência". Esta pode ser de caráter racional ou intuitivamente compreensivo. Ações racionalmente evidentes são compreendidas intelectualmente, enquanto as intuitivamente evidentes são provindas de uma conexão emocional experimentada e as racionalmente compreensíveis possuem suas conexões de sentido na relação de proposições matemáticas entre si. Toda interpretação de uma ação desse tipo, racionalmente orientada por um fim, possui um grau máximo de evidência.
Compreensão pode significar: compreensão atual do sentido visado de uma ação ou compreensão explicativa. "Explicação" significa, portanto, para uma ciência ocupada com o sentido da ação, algo como apreensão da conexão de sentido a que pertence uma ação compreensível de maneira atual, segundo seu sentido subjetivamente visado.
A chamada “Lei de Greshan” é uma interpretação racionalmente evidente da ação humana em condições dadas e sob o pressuposto ideal-típico de uma ação orientada por seu objetivo, de maneira puramente racional.
Denominamos “motivo” uma conexão de sentido que, para o seu próprio agente ou para o observador, constitui a “razão” de um comportamento quanto ao seu sentido. Denominamos “adequado quanto ao sentido” um comportamento que se desenrola de maneira articulada quando afirmamos, conforme os hábitos médios de pensar e sentir , que a relação entre seus componentes constitui uma conexão de sentido típica (ou