Conceitos para o engenheiro de petróleo
Os conceitos fundamentais que todo engenheiro deve sempre estar à par são relativos a sua missão profissional, aos valores que deve exercer, às políticas, objetivos, indicadores, metas, ao cenário, visão, planos, e planejamentos.
O profissional da área de engenharia tem a missão de prezar a segurança no seu local de trabalho, preservando a vida na transformação dos recursos naturais em produtos. Também é preciso que ele atenda à lei da socialização do consumo, reduzindo o custo para que o máximo de pessoas possível possam ser satisfeitas. Desse modo, o engenheiro estará cumprindo a missão de fornecer qualidade vida aos clientes em simbiose ao meio ambiente.
É importante salientar que os engenheiros vivem de resolver problemas, sendo necessário uma demanda cognitiva elevada dos mesmos, logo, deverão se sobressair nesse aspecto.
Os valores indispensáveis para se ter em uma empresa são: Liderança, trabalho em equipe, respeito ao empregado, compromisso com o cliente, inovação, apoio a comunidade, integridade e desempenho.
Com respeito a política, elas são um conjunto de regras explícitas e aplicáveis às situações de conduta reais no relacionamento entre os agentes no processo de produção.
Os objetivos que o engenheiro têm são diversos, e podem muito bem parecerem utópicos, o que importa é que traduzam a melhoria em relação atual e busquem o ideal a ser alcançado.
É fundamental estar atento aos indicadores, pois eles são o instrumento quantitativo e qualitativo que monitoram e medem se os resultados almejados estão sendo alcançados. Podem ser usados para avaliar, controlar e melhorar. Existem os indicadores do tipo de capacitação, de desempenho, de qualidade e o de produtividade.
As metas são a chave para se conseguir alcançar os objetivos pretendidos, sendo a unidade básica do projeto de vida. Elas são planejadas por meio do estabelecimento de quantidades e prazos.
O cenário refere-se as condições onde se