Transpossição do Rio São Francisco
1146 palavras
5 páginas
O professor doutor em Geomorfologia da USP (Universidade de São Paulo), Jurandir Luciano Sanches Ross, acredita que a obra é o primeiro passo para uma possível solução para os problemas da seca na região. “O projeto, do ponto de vista de sua importância e necessidade tem um lado bastante social. Mas não basta apenas fazer as barragens, perenizar os rios e pronto. É necessário investir em infra-estrutura de agricultura de áreas irrigadas, educação para os agricultores. Senão, não resolve”, explicou.A idéia original de resolver o problema da seca nas regiões Norte e Nordeste do País, por meio da transposição do Rio São Francisco, já existia no Brasil desde a época do Império. Foi retomada durante os governos de Getúlio Vargas (1937-1945) e Fernando Henrique Cardoso (1994-1998), mas a polêmica sobre o projeto continua sem solução na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O rio é o terceiro maior do Brasil, com 2,8 mil km de extensão. O “Velho Chico”, como é conhecido em alguns estados, tem uma vazão média de 2,7 mil m³ de água por segundo. O São Francisco tem a nascente em Minas Gerais, atravessa a Bahia, faz a divisa natural do Estado com Pernambuco e entre os estados de Sergipe e Alagoas.
O atual traçado da obra pretende desviar, por meio de bombeamento, uma parte do fluxo do Rio São Francisco para os Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, em parte da região chamada “Polígono da Seca”.
Impactos negativos:
1. Perda do emprego da população nas regiões desapropriadas e dos trabalhadores ao término das obras.
2. Modificação nos ecossistemas dos rios da região receptora, alterando a população de plantas e animais aquáticos. A criação de ambientes aquáticos distintos dos existentes e a alteração dos volumes de água nos rios receptores promoverão uma seleção das espécies.
3. Risco de redução da biodiversidade das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras. A seleção entre as espécies exóticas e nativas das regiões