relatório - Plataforma de Perdido
Data: 19 de Fevereiro de 2014
O Documentário, Gigantes da Engenharia produzido pela National Geographic em 2009, apresenta o desafio de construção da plataforma de petróleo Perdido que atingiu a maior profundidade de extração já realizada pelo homem até o momento de sua concepção em 2008.
Para se entender o desafio a ser alcançado com a construção de Perdido, o documentário relembra brevemente a história de exploração de petróleo pelo homem e os principais avanços alcançados que possibilitaram o início da exploração sobre águas rasas e posteriormente sobre águas profundas.
Para um melhor entendimento do conceito de construção de Perdido e estratégias para o atingimento de águas mais profundas será necessário antes a apresentação dos cinco principais projetos em plataformas de petróleo que antecederam e possibilitaram o avanço tecnológico e exploração dos campos de Perdido.
GRAND LAKE
A história da exploração de petróleo teve seu início aproximadamente 150 atrás nos Estados Unidos e ainda sobre terrenos não alagados, mas com o passar dos anos e do avanço da tecnologia e demanda pelo petróleo o homem foi obrigado a procurar poços cada vez mais em direção às águas dos lagos e posteriormente do mar.
Para o campo de exploração de Grand Lake, o homem precisaria vencer o desafio de exploração sobre uma lâmina de 3m de água. Naquela época, a abertura dos poços eram realizadas através de percussão, ou seja, através do impacto constate entre um martelo e o solo ou rocha promovendo sua fragmentação e acesso aos níveis mais inferiores até os campos de petróleo.
A maior dificuldade era manter o curso e energia do martelo dentro do ambiente aquático, garantindo que ao tocar a rocha o martelo ainda conservasse a energia necessária para a realização da perfuração.
Para solucionar este problema os engenheiros da época decidiram utilizar tubulações que serviriam para direcionar o percurso de