conceitos gerais de Bourdieu
Uma das características consideradas típicas do grupo dominante é conseguir se legitimar e legitimar sua cultura como a melhor, a que tem valor simbólico.
Também a classe dominante teria o poder de delimitar as informações que serão ou não incluídas no conjunto das informações legítimas BOURDIEU, P. 1979. p.l69).
Aqueles que têm acesso a esse capital cultural, a essas informações, terão maior valor, mais "distinção", assim como acesso facilitado a outros recursos escassos. Nesta acepção, o conceito de capital cultural deixa de ser apenas urna sub-cultura de classe e passa a ser urna estratégia, um instrumento de poder.
A cultura da classe dominante teria uma dinâmica de mudança que decorre da necessidade de manter a distinção daqueles que produzem e carregam essa cultura ou - como um reverso da mesma medalha – das tentativas de indivíduos ou grupos que estão fora da classe dominante de se apropriar dessa cultura. Assim, novas tendências vão garantir que o acesso à cultura legítima seja facilitado a uns - pela familiaridade e sensibilidade e adquirida com o habitus - e dificultada a outros - aos que estão socialmente distantes e internamente despreparados pela ausência do habitus.
A classe dominante é a Europa e a classe dominada é o Brasil,que tende a incorporar os habitus europeus para se aproximar da classe dominante. Os hábitos existem quando uma classe dominante consegue inserir os seus