CONCEITOS FUN ES
FUNÇÕES
1. FUNÇÕES
Uma função é um conjunto de instruções definidas para seguir uma obrigação própria e agrupadas numa unidade com um nome para referenciá-la.
Funções dividem grandes tarefas de computação em tarefas menores. Em vez de programar um trecho de código várias vezes, definimos uma função que faz tal tarefa e depois, ao longo do programa, basta invocar essa função que, automaticamente, o código nela é executado.
Qualquer sequência de instruções que apareça mais de uma vez no programa provavelmente venha a ser uma função. Com a criação de funções será necessário criar a função somente uma vez, e ela estará disponível e pronta para ser usada no futuro. O grande princípio de programação estruturada é o de dividir um programa em funções.
1.1. FUNÇÕES SIMPLES
Um programa pode ter várias funções, das quais uma deve ser main(). A execução do programa sempre começa em main(). Essa função é a responsável por iniciar o bloco de código do programa e executar todas as linhas deste.
Veja agora uma função que converte a temperatura de graus Fahrenheit para graus Celsius:
Os componentes necessários para adicionar uma função a um programa são: o protótipo da função, a chamada à função e a definição desta.
1.2. TIPO DA FUNÇÃO
O tipo de uma função é definido pelo tipo de valor que ela retorna por meio do comando return, e não pelo tipo de argumentos que ela recebe. Uma função é do tipo int quando retorna um valor do tipo int.
Os tipos de funções C são os mesmos tipos que o das variáveis, exceto quando a função não retorna nada. Nesse caso ela é do tipo void.
1.3. PARÂMETROS DE UMA FUNÇÃO
As variáveis que receberão as informações enviadas a uma função são chamadas parâmetros. A função deve declarar essas variáveis entre parênteses, no cabeçalho de sua definição ou antes das chaves que marcam o início do corpo da função. Os parâmetros podem ser utilizados livremente no corpo da função.
Por exemplo, se formos criar uma função que recebe e