S Ntese Reflex Es Sobre O Conceito E A Fun O Da Universidade P Blica
Reflexões sobre o conceito e a função da universidade pública
Autor: Franklin Leopoldo e Silva
A motivação política da expansão do ensino superior privado: causas e conseqüências
A preocupação dos governos que se sucederam durante o era militar era prioritariamente oferecer vagas, entretanto não houve um investimento e planejamento significativos. Com a incapacidade do governo em cumprir a função de demanda de um ensino público de qualidade e o crescimento da procura por ensino superior, nasceram as universidades privadas. As universidades privadas tinham como objetivo atender o restante dos estudantes que não conseguiam acesso ao ensino público.
O advento da universidade particular se deu com os próprios empreendedores das escolas particulares de ensino básico. Sendo assim, os pensamentos de que a entidade deveria gerar lucro perpetuou também no âmbito do ensino superior. As universidades particulares permitiram que a vasta camada da classe média tivesse acesso ao ensino superior. Uma vez que eram barrados pelo “gargalo” de acesso ao ensino público, eles foram deslocados ao ensino particular.
Desta forma, o governo vigente encontrou no ensino superior a maneira de gerar falsas expectativas. Com o grande número de ofertas de ensino superior por parte das entidades particulares e o nivelamento de ensino das mesas sendo tão baixo, o número de pessoas com ensino superior completo aumentou consideravelmente. Tais dados foram utilizados de forma que criassem falsas esperanças de ascensão social através do ensino particular.
Vivenciamos hoje as conseqüências da privatização do ensino superior. Uma vez que as entidades particulares sobrevivem exclusivamente com a renda gerada pelas mensalidades de seus alunos, elas fazem, em parte, o papel do governo em ofertar o ensino superior aos cidadãos. Entretanto, por ter tal função, muitas não prezam pelo real significado de ensino superior, mas sim pela empresa que é uma instituição privada e seus lucros.