CONCEITOS EPIDEMICOS
Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde sendo a ciência básica para a saúde coletiva.
Etimologicamente epidemiologia significa o estudo que afeta a população (epi=sobre;demio=povo;logos=estudo). ENDEMIA
É uma doença localizada em um espaço limitado denominado ‘’faixa endêmica’’.Isso quer dizer que,endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região,de causa local.
Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem espalhando para outras comunidades.
Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área.
No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença. ENDEMIA
É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico.Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).
A gripe aviária, por exemplo, é uma doença ‘’nova’’ que se iniciou como surto epidêmico. Assim, a ocorrência de um único caso de uma doença transmissível (ex.: gripe do frango) requerem medidas de avaliação e uma investigação completa, pois,