Coqueluxe
PERGUNTAS:
1-Coqueluche, também conhecida por pertussis ou tosse comprida, é uma moléstia infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis. É geralmente marcada por uma tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar que soa como "grito”.
Diante esta afirmativa qual seriam as medidas profiláticas para evitar a contaminação por coqueluche?
2- Criança de 8 anos deu entrada no pronto socorro apresentando tosse seca paroxística, febre, períodos de falta de ar e o esforço para tossir deixando a face azulada (cianose), e acessos de vômitos pós tosse. A criança foi encaminhada para exames de raio X do tórax ,
Espirometria, e sorologia. A mesma foi diagnosticado com coqueluche. Diante desta afirmativa qual seria a alternativa correta acerca do tratamento desta patologia?
A- uso de antitérmicos e anti-inflamatórios
B- ingerir líquidos e repouso
C- uso de xaropes expectorantes
D- isolamento do paciente sem uso de antibióticos E- eritromicina (de preferência o estolato)
CONCEITO:
Coqueluche, também conhecida por pertussis ou tosse comprida, é uma moléstia infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis. É geralmente marcada por uma tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar que soa como "grito”.
AGENTE ETIOLÓGICO:
Coqueluche é causada pela infecção de uma bactéria chamada Bordetella pertussis, que afeta o topo da garganta (faringe). As bactérias causam um incômodo na garganta, que dão origem às tosses.
TRANSMISSÃO:
O contágio se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas acomete especialmente as crianças menores de dois anos.
PROFILAXIA:
A vacina tríplice clássica (DPT) contra difteria, coqueluche (pertussis) e tétano
PRINCIPAIS SINTOMAS:
O período de incubação varia