Relat Rio De Libras
Relatório de Libras
Documentário: Sou surda e não sabia
Curso: Pedagogia
Profa. Aparecida Helena
Disciplina: Libras
2º. Semestre de 2014.
ALUNA: MARILIA GABRIELA FAVARIM R.A: C2101C-6
O documentário nos apresenta a história de Sandrine, que nasceu durante uma época na qual não existiam os mesmos conhecimentos e recursos que atualmente existem na área da medicina. Os testes auditivos em crianças recém-nascidas não eram realizados, sendo assim, Sandrine, que nasceu com deficiência auditiva (ninguém na família apresentava tal deficiência), cresceu freqüentando escolas normais sem poder se comunicar e sem entender o que acontecia em sua volta.
Passado certo tempo, seus pais decidiram colocá-la em um instituto com o objetivo de aprender a fala, foi ai que Sandrine enfim começou a se comunicar e fazer amigos, através da linguagem de sinais.
Devido ao fato de ser constatada a surdez depois de certo tempo, o preconceito era presente em sua vida, principalmente devido à falta de informação das demais pessoas, como seus pais, que não sabiam a maneira correta de lidar com a situação. Sendo assim, Sandrine começou a passar boa parte do tempo em hospitais, com o objetivo de começar a falar, deixando de lado a vida comum, perdendo parte de sua infância.
O documentário relata a força de vontade e as condições nas quais enfrentam deficientes auditivos, e, mostra que através de diferentes maneiras e principalmente através da linguagem de sinais, todos eles conseguem se comunicar de forma clara, alcançando seus objetivos, fazendo com que se sintam sem deficiência alguma.
Além disso, o documentário mostra que com o decorrer do tempo, os novos testes em recém-nascidos e durante o tratamento de determinada deficiência podem fazer com que a pessoa possa evoluir e possivelmente achar uma solução para o caso, portanto, em casos como o de Sandrine, evitaria o sofrimento durante parte de sua infância.