CONCEITOS DE MICRO E MACRO AMBIENTE
Disciplina: Vivência Empresarial
Professora: Janaína Santiago
Conceitos de Ambiente
Estudantes: Adelma, Aline, Deidiane, Gislayne, Maria Aparecida, Noemi e Taiane.
Ipatinga, 2014
1. SUMÁRI
2. Introdução 3
3. Sistemas 4
Y4. Macro Ambiente e seus componentes 5
5. As diversas dimensões do macro ambiente 6
5. Bibliografia 7
2. INTRODUÇÃO
Este presente trabalho foi orientado pela professora Janaína Santiago e desenvolvido pelas alunas Aline, Adelma, Deidiane, Gislayne, Maria Aparecida, Noemi e Taiane, da turma A do 1º período de Administração do Colégio CEST. Tem como objetivo abordar sobre o ambiente externo das empresas e suas características. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e virtual.
3. SISTEMAS
É um conjunto integrado de partes , íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinado a atingir um objetivo específico e é constituído de subsistemas.
De acordo com a natureza podem ser:
Fechados – são sistemas cujo intercâmbio com ambiente (entradas e saídas) é pequeno e conhecido. Sendo inteiramente programados e determinísticos.
Abertos – são os sistemas que apresentam imensas relações de intercâmbio com o ambiente através de múltiplas entradas e saídas.
Uma organização é um sistema constituído de vários subsistemas (departamentos, divisões, equipes, etc). As organizações são sistemas abertos, interagindo dinamicamente com seus ambientes. São sistemas orgânicos que transformam recursos físicos, materiais e financeiros recebidos do ambiente em bens e serviços que retornam ao ambiente.
Ambientes Organizacionais
Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente uma organização. Como o ambiente é vasto, amplo, difuso e complexo, sua análise exige uma separação entre o ambiente geral (macroambiente) e o ambiente mais