as doenças do sistema respiratório
O sistema respiratório é formado por um conjunto de órgãos que fornecem oxigênio para as células e desta forma as mantêm vivas, os órgãos que constituem este sistema além dos pulmões são, boca, laringe, fossas nasais, brônquios, alvéolos, bronquíolos, traqueia e faringe.
As principais formas de contaminação de doenças respiratórias ocorrem pelo ar, por isso quando há bactérias e vírus presentes no ar, praticamente é impossível evitá-las.
Muitas pessoas acreditam que gripe, sinusite, bronquite e resfriados são as únicas doenças que atingem o sistema respiratório, mas existem muitas outras.
Doenças
• Asma: uma inflamação crônica que obstrui a entrada do ar, as causas podem ser hereditárias ou ambientais e atingem a mucosa brônquica.
• Tuberculose: uma doença infecciosa causada por uma bactéria, que pode afetar além dos pulmões, a laringe, a pele, intestinos, ossos e até o sistema nervoso.
• Câncer de pulmão: um tipo de câncer fatal, que ocorre por diversos fatores sendo um deles o tabagismo, se desenvolve devido a uma expansão maligna do tecido pulmonar.
• Síndrome do desconforto respiratório: geralmente esta doença atinge os recém-nascidos, mas ela pode ocorrer na fase adulta também, causando o edema pulmonar, devido há uma infecção parênquima pulmonar.
• Coqueluxe: uma doença contagiosa, que afeta na maior parte dos casos as crianças, que ataca ao ciliado dos brônquios, o epitélio e causa tosse intensa e dolorosa.
Sintomas
Tosses, espirros, dor de cabeça, fadiga, cansaço, dificuldade para respirar e a presença de secreções na saliva são indícios que você pode estar com problemas respiratórios. Após qualquer sintoma o médico deve ser imediatamente consultado, pois a maior parte das doenças possui tratamento e a cura.
Outras doenças como embolia pulmonar, renite alérgica,