Doenças do Sistema Respiratório
Por ser tratar de um sistema importante e ao mesmo tempo delicado, existem doenças que atacam o sistema respiratório, sejam elas infecciosas ou alérgicas. Pessoas com problemas respiratórios acabam tendo um déficit de oxigenação nas células, aumentando a quantidade de radicais livres, uma das grandes causas do envelhecimento celular. Para combater os radicais livres, a medicina ortomolecular defende a produção dos antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo.
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.
A asma é classificada em quatro categorias gerais:
Grau 1: sintomas leves e intermitentes até dois dias por semana e até duas noites por mês, em geral com predomínio dos sintomas no inverno, por exemplo
Grau 2: sintomas persistentes e leves mais do que duas vezes por semana, mas não mais do que uma vez em um único dia
Grau 3: sintomas persistentes moderados uma vez por dia e mais de uma noite por semana
Grau 4: sintomas graves persistentes ao longo do dia na maioria dos dias e frequentemente durante a noite.
A bronquite é a inflamação nos brônquios, diferente da asma ela pode ser causada por vírus e bactérias, sendo possível ser totalmente tratada. Quando inflamados os brônquios ficam estreitos, os músculos em volta se estreitam e há aumento da produção do muco. Ela pode ser encontrada tanto como bronquite aguda ou como bronquite crônica, a diferença consiste no tempo de duração e agravamento das crises.
Como diferenciar asma de bronquite?
A asma se manifesta em forma de crises provocadas pelo fechamento das vias aéreas devido a inflamação. Se após uma crise, a pessoa voltar ao normal, sendo só um mal-estar passageiro, é asma. Como a bronquite produz uma tosse crônica, com catarro, se esta permanecer por mais de três meses, durante dois