Instrumentação
INSTITUTO: Ciências da Saúde
CURSO: Farmácia
SÉRIE: 1º Semestre
TURNO: Diurno/Noturno
DISCIPLINA: Epidemiologia e Saúde Pública
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas
I – EMENTA
A disciplina estuda as Políticas Públicas de Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS) e Principais Programas de Saúde, associada ao estudo da epidemiologia mostrando sua importância no desenvolvimento das atividades do profissional de saúde.
II – OBJETIVOS GERAIS
Propiciar conhecimentos sobre Políticas Públicas de Saúde e a construção do SUS.
Apresentar os principais programas de saúde brasileiros, aproximando o aluno da comunidade.
Estudar os principais conceitos necessários para elaboração e/ou compreensão do diagnóstico de saúde populacional.
Compreender os principais determinantes do processo saúde/doença da coletividade.
Apresentar o raciocínio epidemiológico, seus fundamentos e métodos, e suas aplicações no âmbito individual e coletivo da saúde.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Propiciar conhecimentos sobre o desenvolvimento das Políticas Públicas de Saúde, sobre a construção do SUS seus princípios e leis. Apresentar os principais programas de saúde brasileiros com ênfase no Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) e Saúde da Família (PSF).
Apresentar a história da epidemiologia, desenvolvendo seus princípios básicos. Discorrer sobre os conceitos básicos da epidemiologia geral e sua utilização no campo da saúde.
Conhecer o perfil e as principais tendências de adoecimento e morte no Brasil. Compreender a diferença entre pandemias, endemias e epidemias, com ênfase na análise e controle das doenças transmissíveis, surtos e epidemias.
Identificar e saber utilizar as principais fontes de informações de saúde disponíveis. Discorrer sobre aplicabilidade do conhecimento epidemiológico na avaliação e gestão de serviços de saúde.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Conceito