Conceitos, elementos e Fundamentos de um currículo para a Educação Infantil
A identidade é definida pelas diretrizes curriculares nacionais. É função da educação infantil o desenvolvimento integral, ou seja, em todos os aspectos do desenvolvimento, tanto físico como psicológico, segundo Aristeo Leite. E ainda que as instituições de educação infantil tem como eixo as interações e as brincadeiras. Educação Infantil tem como identidade o acolhimento das diferentes infâncias.
Segundo Fernanda Nunes as prefeituras ainda contratam profissionais que não são qualificados.
Segundo Flaviana Vieira, o currículo tem que ter brincadeira e principalmente, integração.
As atividades na creche da USP desenvolvem as crianças, criando a curiosidade de aprender brincando. A família neste local também é integrada, sabendo da rotina dos pequenos e participando de atividades em conjunto.
Campo de experiência: surge na Reforma Italiana de organização curricular especificamente para crianças de 4 a 5 anos. Dividiam o currículo em campos do conhecimento que são organizações que tem a ver com o fazer da criança no cotidiano a partir da organização da sala, onde os campos de experiências são possíveis haveriam matérias onde as pedagogas fariam propostas de ação. As crianças dentro deste campo desenvolvem linguagem apropriada àquele campo de experiência. A roda de conversa é campo de experiência, por exemplo.
A criança é muito visual, portanto a professora Leticia montou um painel para que as crianças dispusessem suas