IDH nos EUA
Trabalho referente aos diversos âmbitos da economia do Estados Unidos. Uma grande potência, entre as mais desenvolvidas, com capital humano qualificado, cientistas renomados, pioneira em inovação. Com um dos mercados mais abertos, preços relativamente baixos e padrão de vida mais alto se comparado ao Brasil.
O sonho americano vendido a muitos anos pelos filmes que de lá vieram tem se alterado devido a crises e instabilidades econômicas que o país foi assolado, além de uma onda de desemprego que aumentou a desigualdade social, e apesar disso nosso país ainda está longe de alcançá-lo.
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
COMO CALCULAR O IDH?
O IDH é definido a partir de três distintas vertentes que devem ser capazes de mostrar se aquele país está ou não em desenvolvimento. A primeira é analisar a longevidade, que é uma média de quantos anos os cidadãos estão vivendo, considerando as diferenças de sexo, idade, classe econômica, vida saudável, padrão de vida e etc. Também faz parte desses requisitos a questão do acesso à educação e o índice do PIB.
Países com IDH elevado geralmente são localizados nas maiores latitudes, locais com temperaturas médias mais baixas.
ESTADOS UNIDOS
O Estados Unidos é reconhecido como a maior potência econômica do mundo e apresenta níveis altos de saúde pública e de escolaridade, entretanto, altos níveis de desigualdade; O IDH do país norte-americano é de 0,914, superando em 0,002 sua avaliação anterior e ocupando a 5ª colocação no ranking mundial do PNUD, atrás apenas da Noruega (1ª), Austrália(2ª), Suíça(3ª) e Países Baixos(4º); sendo uma referência global em desenvolvimento e crescimento econômico. É um grande país com 50 estados, em que 43 se encontram no nível de IDH muito elevado e 7 com IDH elevado, nenhum deles possui IDH considerado médio ou baixo. Os dois estados que possuem melhor qualidade de vida nos Estados Unidos são Connecticut e Massachusetts, em outro patamar, os dois