Conceitos Dos Seguintes Termos Utilizados Em Custo E Gest O Financeiros
1 gasto: Gasto é a ação de gastar (usar dinheiro para pagar algo, deteriorar com o uso). Num sentido econômico, conhece-se como gasto a quantia despendida. O gasto é um conceito útil tanto para as famílias como para as empresas ou para o governo.
Uma família necessita de controlar os seus gastos de modo a que os rendimentos lhe permitam cumprir com as suas obrigações e satisfazer as suas necessidades. Uma empresa, por sua vez, deve conhecer detalhadamente os seus gastos, uma vez que podem comprometer os seus lucros. No caso de um governo, ainda que não tenha interesses financeiros, o controlo dos gastos é importante para evitar o défice fiscal.
O pagamento de serviços (através das facturas de eletricidade, gás, água e telecomunicações) e a compra de alimentos, por exemplo, fazem parte dos gastos domésticos. As empresas também têm gastos com os investimentos e os salários, ao passo que um governo gasta em obras públicas.
Dá-se o nome de gasto público (ou despesa pública) àquele que é realizado pelas administrações públicas. O gasto social é o gasto público que se destina a cobrir as necessidades básicas dos cidadãos.
Para a física, o gasto é a quantidade de líquido ou de gás que passa por um tubo, cano ou orifício durante um tempo determinado e em certas circunstâncias.
Relativamente à deterioração pelo uso ou pelo tempo, o termo gasto refere-se aos problemas ou às falhas que surgem numa coisa perante a sua utilização sucessiva. Umas sapatilhas podem sofrer o gasto após meses a fio de caminhada. O mesmo acontece com calças que sejam lavadas frequentemente na máquina de lavar, acabando por ficar coçadas: “Nota-se que gostas muito dessas calças! Estão de tal forma gastas, que ainda vão acabar por romper!”.
2 custo: O custo é o gasto económico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao