conceitos de pcp
MÓDULO 16
AS QUATRO FASES DO PCP
Índice
1. As quatro fases do PCP 3
1.1. Projeto de produção 3
1.2. Coleta de informações 5
1.3. Relação despesas/vendas 6
2. Planejamento e controle da produção 7
2.1. Conceito de PCP 7
2.2. Finalidade e funções do PCP 9
1. As quatro fases do PCP
Para poder funcionar satisfatoriamente, o PCP trabalha com um enorme volume de informações. Na realidade, o PCP recolhe dados de várias fontes e produz informações de forma incessante. Basicamente, é um centro de informações para a produção. Nesse sentido, apresenta quatro fases principais, cada qual analisada indistintamente, a saber:
• projeto de produção;
• coleta de informações;
• planejamento da produção;
• controle da produção.
Tabela– Os sistemas de produção e os sistemas de PCP
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.106.
1.1. Projeto de produção
Constitui a primeira fase do PCP. O projeto de produção é também denominado pré-produção ou planejamento de operações. Nessa primeira fase, procura-se definir o sistema de produção e quais são as suas dimensões para se estabelecer os parâmetros do PCP. O projeto de produção varia conforme o sistema de produção.
No caso do sistema de produção por encomenda, cada encomenda requer um específico projeto de produção. No caso da produção em lotes, cada lote deve, em princípio, ter um projeto de produção. É relativamente permanente na produção contínua e sofre poucas mudanças com o tempo, a não ser que o sistema de produção passe por alterações como a aquisição de novas máquinas, mais pessoal, novas tecnologias, etc. Essas mudanças alteram o projeto de produção.
Figura – As 4 fases do PCP. CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.107.
O projeto de produção constitui