Conceitos de negociação
Vivemos negociando. Já pensou quantas vezes ao dia é forçado a negociar? É uma situação quase permanente, uma parte integral de qualquer relacionamento. Em nosso trabalho, com nossos amigos, nossa família. A negociação pode ser considerada um campo do conhecimento estratégico e tem sido um assunto muito discutido nos últimos anos. A vida é um constante exercício de negociação. A competência em negociar é hoje uma habilidade imprescindível em qualquer área de atuação, especialmente para os empresários e empreendedores. Trata-se de uma prática importante na vida das pessoas de um modo geral.
Dependendo da forma como é conduzida, uma negociação, ela pode ser responsável pela manutenção ou pelo rompimento de relações comerciais ou pessoais. Negociação tem muitas semelhanças com uma partida de xadrez. Em ambas é preciso conhecer o outro "jogador", planejar cada ação com cuidado,usar estratégias e táticas para obter melhores posições e quase sempre, ceder peças para ganhar outras em troca. A grande diferença é que, numa negociação ideal, as partes envolvidas encerram o jogo tendo como objetivo comum o alcance de um resultado consensual que satisfaça a expectativa de ambas as partes.
Poderíamos dizer então, que NEGOCIAÇÃO é um processo em que partes distintas buscam a aceitação de suas ideias, interesses ou propósitos. É a relação que estabelecem duas ou mais pessoas a respeito de um assunto determinado, visando encontrarem posições comuns e chegar a um acordo que seja vantajoso para todos.
No processo de negociação, não existe uma forma pronta para aplicar no modo de agir de um negociador. É importante lembrar que para obter o sim do outro lado, é fundamental ouvir o outro e entender as suas expectativas. É ouvindo que se identifica as necessidades e expectativas da outra parte, é quando se obtém informações valiosas para se estabelecer uma ponte entre a sua argumentação e as suas necessidades e a