Conceitos de negociação
A negociação está presente no nosso dia-a-dia, as pessoas discutem negócios e chegam a acordos satisfatórios sem negociar, porém negociar exige habilidade, e conhecimentos diversos como o de aspectos culturais .
A negociação é necessária quando duas ou mais partes se defrontam com diferenças de objetivo ou de ponto de vista.
Destacaremos neste alguns dos principais conceitos da negociação.
A negociação é o processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes, até um ponto no qual o acordo pode ser obtido.
Em decorrência dos diferentes objetivos em uma negociação, ela envolve um componente fundamental: movimento. O objetivo consiste em induzir a outra parte a deslocar-se de sua posição original em direção a novos objetivos.
Os negociadores empregam cinco conceitos básicos para realizar seu movimento: Convivência, Barganha, Ganha-Ganha, Coerção, e Fuga.
Ganha-Ganha: visa uma boa negociação em que as partes possam vir a trabalhar juntas por um longo tempo, pois todos os envolvidos saem ganhando de alguma forma A negociação é fundamental na vida dor ser humano por se tratar de algo muito abrangente, é um processo onde desempenhamos papeis e interferimos no resultado a partir do nosso desempenho. Ela pode produzir benefícios de longa duração para ambas as partes, mas para que isso ocorra é necessário um canal de comunicação construtiva entre os negociantes, também é preciso que ambas estejam preparadas para a negociação estratégica, saibam lidar com as limitações, organizar, planejar e interpretar comportamentos. Esse processo visa atingir um acordo aceitável entre as diferenças de idéias e necessidades das partes.
As falhas de comunicação na negociação podem interferir muito e grande parte dos problemas são gerados por essas falhas. É uma parte onde se deve ter cautela com as palavras e até mesmo procurar um ambiente adequado ao tipo de negociação.
O Convivência. Se refere a aquele negociador