Conceitos de ligação química e polaridade
CONCEITOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA E POLARIDADE
1. O que significam os termos emparelhado e desemparelhado, referentes aos elétrons dos átomos?
Resposta: Emparelhamento ou desemparelhamento de elétrons se refere ao spin dos elétrons nas orbitais (spin: define o sentido da rotação dos elétrons). Ou seja, em cada orbital podemos ter no máximo 2 elétrons com spin oposto, um com +1/2 e outro com -1/2 (principio da exclusão de Pauli). Elétrons emparelhados quer dizer que estão aos pares nas orbitais. Elétrons desemparelhados quer dizer que não têm o seu par na orbital.
2. Quais as principais diferenças entre ligação iônica, covalente e metálica.
Respostas: • Ligação iônica: Ocorre entre metal-ametal ou metal-hidrogênio. Nessa ligação ocorre doação total de elétrons, formando-se íons (ânions e cátions). Um exemplo clássico de ligação iônica é o NaCl (Cloreto de sódio), onde o Na perde um elétron e fica carregado positivamente (Na+) e o Cl ganha um elétron e fica com carga negativa (Cl-). •
Ligação covalente: Ocorre entra ametal-ametal ou ametal-hidrogênio. Aqui ocorre o compartilhamento de elétrons, podendo formar ou não pólos (ligação covalente polar e apolar). O HCl é um exemplo de ligação covalente polar, onde o hidrogênio fica parcialmente positivo e o cloro parcialmente negativo. O F2 é um exemplo de ligação apolar.
•
Ligação metálica: como o próprio nome diz ocorre entre metal-metal. Nessa ligação todos os átomos envolvidos perdem elétrons de suas camadas mais externas (de valência), que se deslocam mais ou menos livremente entre eles, formando íons positivos e uma nuvem eletrônica.
3
(10)
. Por que em geral os metais apresentam alta condutividade térmica e elétrica?
Resposta: Na interação metálica, os átomos conterão elétrons fracamente ligados nas camadas mais externas .No sólido metálico, tais elétrons movem-se no potencial formado pelos íons positivos e eles, os elétrons, são compartilhados por todos os átomos do sólido. Assim, o