10 Polaridade De Liga O
Polaridade de ligação
Objetivo da Aula
Saber o conceito de molécula polar e apolar.
Para estudarmos a polaridade das moléculas, devemos rever novamente o que é eletronegatividade. Conforme vimos nos temas anteriores, a eletronegatividade é uma propriedade periódica que está relacionada com a capacidade que um átomo tem de atrair o par de elétrons que estiver próximo de sua eletrosfera, como por exemplo, em uma ligação química. Na tabela periódica, os elementos que estão localizados à direita e acima são os que possuem alta eletronegatividade, ou seja, são os não metais. Então, para facilitar o reconhecimento dos elementos mais eletronegativos, eles foram ordenados em ordem de eletronegatividade:
F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P > H metais.
Como podemos notar, o flúor é o elemento mais eletronegativo. Agora que já apresentamos a fila de eletronegtividade, vamos continuar nossa aula iniciando o estudo da polaridade de moléculas simples, aquelas que chamamos de diatômicas1
Na formação do gás hidrogênio (H2) vemos dois átomos iguais unidos por meio de ligação covalente.
H
H
Como os dois átomos possuem o mesmo valor de eletronegatividade eles atraem o par de elétrons compartilhado com a mesma intensidade, não ocasionando deslocamento de nuvem (saiba mais sobre o assunto ao final da aula) de elétrons para nenhum dos dois lados da molécula que, a partir de agora, serão chamados de polos.
Aula 10 p. 67
Química Geral e Inorgânica
Veja a figura 01 ao final desta aula.
A ligação covalente entre dois átomos iguais é chamada covalente apolar, pois nela os elétrons são compartilhados de maneira igual, em que nenhum dos átomos desloca a nuvem de elétrons, pois eles possuem a mesma eletronegatividade.
Agora vamos observar a molécula de HF (fluoreto de hidrogênio). Vemos dois átomos diferentes unidos por meio de ligação covalente.
H
F
Veja a figura 02 ao final desta aula.
Como os dois átomos possuem valor de eletronegatividade diferentes, o