12 For As Intermoleculares
Forças Intermoleculares
Objetivo da Aula
Compreender as forças que atuam entre as moléculas.
No tema anterior, vimos a existência de forças de atração entre átomos. Agora iremos estudar a atração existente entre as moléculas polares e apolares chamada de forças intermoleculares. Forças intermoleculares são as forças que mantêm unidas as moléculas das substâncias.
Para melhor compreender as forças intermoleculares, vamos começar estudando a força que atua em molécula APOLAR:
Forças de Van der Waals
Esse tipo de atração intermolecular ocorre em moléculas apolares que são bastante fracas. A nuvem de elétrons que envolve a molécula está em movimento contínuo. Essa nuvem pode se deslocar momentaneamente para um dos lados da molécula e isso cria por um instante um polo, ou seja, aparece uma polaridade momentânea na molécula que induz outra polaridade similar em outra molécula vizinha. O resultado é uma fraca atração entre essas moléculas, chamada de Forças de Van der Waals, também conhecida como dipolo instantâneo – dipolo induzido ou ainda Forças de London. As moléculas unidas por esse tipo de interação possuem baixo ponto de fusão e baixo ponto de ebulição.
Aula 12 p. 85
Química Geral e Inorgânica
Note, na figura, que as moléculas sofrem uma deformação instantânea em consequência do movimento que possuem, e acabam criando, por uma fração de segundos, polos positivos e negativos.
Agora vamos para as moléculas polares:
Nas moléculas polares, as forças que atuam são chamadas de:
Dipolo – dipolo
A interação intermolecular chamada Dipolo – dipolo ou Dipolo permanente ocorre entre moléculas polares, em que os polos diferentes se atraem. O polo positivo de uma molécula atrai o polo negativo da outra. Observe a figura a seguir.
Essa interação tem maior intensidade que a de Van der Waals e, portanto, as moléculas com esse tipo de interação possuem maior ponto de fusão e de ebulição.
Aula 12 p. 86
Química Geral e Inorgânica
Ponte de