Engenharia
TRABALHO II
Aluna: DANUZA ROCHA RENOSTO.
1) A trimetilamina e a propilamina possuem a mesma massa molar, entretanto, a propilamina estabelece a ligação de hidrogênio e a trimetilamina não. Portanto, a trimetilamina tem ponto de ebulição menor que a propilamina, pois ao compararmos duas substâncias de massas moleculares próximas, a que possuir forças intermoleculares mais intensas terá maior ponto de ebulição.
O ponto de ebulição de uma substância é a temperatura necessária para que as partículas que a constituem, mudem do estado de agregação líquido para o gasoso. Para as moléculas de uma maneira geral, o ponto de fusão é diretamente proporcional à energia necessária para romper as interações intermoleculares presentes na substância, ou seja, quanto maior for a força intermolecular maior a energia necessária para rompê-la e consequentemente maior a temperatura de ebulição atingida (para uma dada pressão constante). A propilamina é capaz de realizar ligações de hidrogênio intermoleculares e, portanto, apresenta o tipo de interação mais forte que a da trimetilamina que realiza ligação dipolo-dipolo.
2) As forças intermoleculares obedecem ao estado físico das substâncias. Os compostos moleculares se encontram à temperatura ambiente nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Essa ocorrência é explicada pela diferença na interação entre as moléculas, ou seja, em cada estado físico elas se organizam de uma determinada forma. A fusão ou a vaporização provoca uma desorganização das moléculas. As forças intermoleculares são rompidas durante este processo em razão do afastamento das moléculas.
O etanol realiza ligações de hidrogênio e encontra-se no estado líquido, já o etanotiol realiza ligação dipolo-induzido e encontra-se no estado gasoso.
Devido a esses dados o etanotiol é mais volátil que o etanol, pois quanto menos intensas forem as forças intermoleculares (no caso do etanotiol, a