economia
Estuda factos e fenómenos que são essenciais à vida concreta das pessoas sendo uma ciência exige um conhecimento rigoroso e sistemático da realidade. Economia está associada à vida de cada um. Se cada um de nós tivesse de produzir tudo o que precisa e consome, da comida ao vestuário, não lhe seria possível possuir um décimo do que consome. Na realidade, cada família produz o que consome, mas produz como uma coisa que troca por tudo o que necessita. Economia é uma ciência que raramente recorre à experimentação, baseia-se na: observação directa dos fenómenos e na análise científica.
Postulado da racionalidade: todos os agentes intervenientes no sistema económico são racionais, ou seja, optam sempre pela alternativa que conduz à maximização da sua utilidade atendendo à limitação dos recursos.
Postulado do equilíbrio: todos os agentes ao escolherem as suas preferências tomam em consideração as dos outros, por forma a equilibrarem o sistema.
Definição segundo Samuelson “A Economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade escolhem o emprego de recursos escassos, que podem ter usos alternativos, de forma a produzir vários bens e a distribuí-los para consumo, agora e no futuro, entre as várias pessoas e grupos na sociedade”.
Na economia existe a MACRO-ECONOMIA e a MICRO-ECONOMIA
MACRO-ECONOMIA – estuda o comporta-mento da Economia como um todo, ou seja, preocupa-se com os grandes agregados económicos. MICROECONOMIA – estuda o comporta- mento dos agentes que intervêm no mercado, tais como, empresas e famílias.
MÉTODO DA CIENCIA ECONOMICA
MÉTODO INDUTIVO: partindo de casos particulares, levanta hipóteses de modo a alcançar princípios, teorias e leis.
Exemploːretirando uma amostra de um saco de arroz, observa-se que aproximadamente 80% dos grãos