11 Geometria Molecular
Geometria molecular
Objetivo da Aula
Apresentar a geometria de algumas moléculas importantes na área da saúde.
Uma molécula é formada de átomos que se unem por meio de compartilhamento de seus pares de elétrons. A forma espacial dos átomos de uma molécula é chamada geometria molecular. A geometria de uma molécula é a forma espacial que ela apresenta.
A geometria de uma molécula depende da orientação mais estável dos seus pares eletrônicos que se encontram ao redor do átomo central da molécula. Isso porque os pares de elétrons dos átomos sofrem força de atração e repulsão entre si, e em uma molécula, eles se orientam de forma a diminuir o máximo possível essas forças, estabilizando-a.
Existe um método que permite prever a geometria de uma molécula. Ele é chamado de Teoria de Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência (RPE).
Para começarmos a aplicar essa teoria nas moléculas vamos aprender um novo conceito: número estérico – é o número total de pares eletrônicos (ligantes ou não ligantes) ao redor do átomo central de uma molécula.
Mas o que é par ligante e par não ligante?
Vamos aprender: par ligante ou par compartilhado é onde ocorre a ligação de um átomo com outro (par de elétrons que se ligam) e par não ligante ou par isolado é um par de elétrons que não está fazendo ligação química com outro átomo, ele está isolado.
Observe a figura: notem que o átomo central é representado com letra X
Aula 11 p. 73
Química Geral e Inorgânica
Vejamos a explicação em cada caso:
Caso A: o átomo central apresenta duas nuvens ao seu redor e as duas devem estar ligadas a outro átomo (que não é necessário ser representado), portanto o número estérico é 2 e os dois são ligantes.
Caso B: o átomo central apresenta três nuvens ao seu redor, sendo duas ligantes e outra não ligante (o par está isolado), portanto o número estérico é 3 (2 ligantes e 1 não ligante).
Caso C: o átomo central apresenta três nuvens ao seu redor e as três estão ligadas a