Geometria Molecular
DE
QUÍMICA
GERAL
CVT – NOVA IGUAÇU
QUÍMICA 1ª ETAPA
ALUNOS: ELOM MORETH, CARLOS MONTALVÃO, JONATHAN MUZY E THALES SIMIÃO.
GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR
INTRODUÇÃO: Quando estudamos geometria molecular, procuramos entender a distribuição espacial dos átomos em uma molécula. A geometria molecular é um parâmetro de importância fundamental para a previsão da polaridade de uma molécula, a qual contribui para definirmos o tipo e intensidade das interações intermoleculares que se podem estabelecer entre moléculas no composto puro, ou com átomos, ou moléculas de outras substâncias.
A Polaridade Molecular depende do tipo de ligação (polar ou apolar) que ocorre entre os átomos e da geometria da molécula (a Geometria molecular pode ser explicada pela Teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência que permite prever a geometria de moléculas e íons poliatômicos. Um átomo central fica rodeado por dois ou mais pares de elétrons, estes pares eletrônicos existentes ao redor do átomo central orientam a geometria da molécula, prevendo ângulos entre as ligações e determinando a posição de outros átomos em relação ao átomo central). A molécula apolar é aquela em que a posição média de todas as cargas positivas na molécula, chamada de centro das cargas positivas, coincide com a posição média de todas as cargas negativas, o centro das cargas negativas. Ou seja, ocorrerá quando todas as ligações entre os átomos formadores da molécula forem apolares e quando a soma total dos momentos dipolares for igual a zero. A molécula polar é aquela em que existe uma separação de cargas, ou seja, os dois centros não coincidem. Só ocorrerá molécula polar quando existir ligações polares e a soma total dos momentos dipolares for diferente de zero.
GEOMETRIA MOLECULAR
Os átomos quando efetuam uma determinada ligação química formam ângulos entre si adotando uma determinada geometria para a molécula produzida.Pode-se dizer que a geometria molecular é